A IMPORTÂNCIA DA HONESTIDADE E INTEGRIDADE NA VIDA PESSOAL E NOS NEGÓCIOS

Um caso emblemático de empresa que não teve a honestidade e a integridade como um de seus pilares foi a ENRON, que por vários anos, foi citada como uma das empresas mais inovadoras e ousadas dos Estados Unidos. A Enron Corporation foi uma companhia de energia americana, localizada em Houston, Texas.

Empregava cerca de 21.000 pessoas, tendo sido uma das empresas líderes no mundo em distribuição de energia (eletricidade, gás natural) e comunicações, mas decretou falência. Seu faturamento atingia 101 bilhões de dólares em 2000, pouco antes do escândalo financeiro que ocasionou sua falência. O governo dos EUA abriu dezenas de investigações criminais contra os executivos da empresa. (Algumas informações podem ser vistas no Wikipédia).

Jon Huntsman, iniciou uma empresa química do zero e a transformou em uma empresa de US$ 12 bilhões de dólares. Em seu livro, “Winners Never Cheat” – tradução livre “Os vencedores nunca trapaceiam”, está repleto de histórias tiradas de sua própria experiência nas quais ele se recusou firmemente a transigir em seus princípios. Huntsman diz que integridade é a razão de ele ter tanto sucesso. Huntsman é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e foi missionário por dois anos em Taiwan.

“Não existem atalhos morais no jogo dos negócios ou da vida”, escreve ele. “Existem, basicamente, três tipos de pessoas, as malsucedidas, as temporariamente bem-sucedidas e aquelas que se tornam e continuam sendo bem-sucedidas. A diferença é o caráter”. (Citação de Brian Tracy publicado no site americano entrepreneur.com).

Os exemplos aqui citados nos ensinam que a falta de honestidade, sinceridade, transparência e integridade durante as negociações empresariais e também na vida, pode ser a diferença entre um grave erro que lhe custará muito dinheiro ou, quando você se propõe a fazer a coisa certa porque é a coisa certa a fazer, lhe proporcionará grandes benefícios financeiros, espirituais e morais para toda vida.
 

Comentários