COMO SE BENEFICIAR DO MITO DE SÍSIFO


Sísifo é uma figura da mitologia grega conhecido pelo mito da punição que recebeu após sua morte. Ele foi destinado a rolar uma enorme rocha montanha acima apenas para chegar ao cume e vê-la cair. A punição de Sísifo é a fonte da frase "Trabalho de Sísifo", que pode significar trabalho árduo e infinito sem propósito.

Se você se sente como Sísifo mais do que gostaria de admitir, anime-se, pois o romancista e ensaísta francês Albert Camus escreveu na década de 1940, que todos temos um pouco de Sísifo em nós. Sísifo representa os seres humanos no mundo moderno. O argumento parte da premissa de que a vida é absurda porque somos lançados em uma situação, ou seja, a vida, onde desejamos impor compreensão e clareza a um mundo irracional. Muitas vezes, as pessoas vão a extremos ao confrontar este problema: elas cedem à irracionalidade do mundo (por exemplo, os niilistas) ou se tornam ainda mais resolutas em impor suas ideias ao mundo (por exemplo, a maioria das pessoas). Camus afirma que ambas as opções estão fadadas ao fracasso.

A solução para a condição absurda de vida é simplesmente tomar consciência de seu absurdo. Assim que reconhecermos que o mundo está fundamentalmente em desacordo com nossas mentes calculistas, podemos começar a viver honestamente. Camus acredita que o sucesso é uma questão de persistir sem acreditar que um dia resolveremos as ambiguidades que compõem nossas vidas. Exibimos coragem em reconhecer continuamente nossos fracassos e nos esforçarmos apesar deles.

Portanto, se você está preocupado com as métricas de sua empresa ou com a imprecisão dos investimentos futuros, clientes, vendas, sucesso do negócio nesse período conturbado e imprevisível, encontre consolo no exemplo de Sísifo. Rejeite a falsa promessa de compreensão clara ou banalidades evasivas. Em vez disso, abrace o absurdo da vida e continue persistindo com a mente tranquila e aberta para tarefas que não têm um resultado certo. Se seus clientes ou colegas de trabalho estão ficando desconfortáveis com as métricas nebulosas de um projeto, dê-lhes para reflexão “O Mito de Sísifo”.
 

Comentários

Postar um comentário

Escreva aqui suas dúvidas e comentários.