A verdade

Em primeiro lugar, em nossa busca pela verdade, devemos nos livrar de todas as convenções sociais que conhecemos hoje. Além disso, precisamos entender os recursos e ferramentas de que dispomos para obter insights de maneira verdadeira e correta.

Uma vez que conseguimos remover as convenções sociais e hábitos em que estamos imersos, isso nos levará a fazer perguntas sobre tudo o que está acontecendo, mesmo que nos pareça uma coisa pequena e sem importância. No momento que acordamos para fazer perguntas, isso nos dará a motivação desejada para obter as respostas e, assim, chegar à verdade.

Afinal, uma vez que uma pessoa não tem perguntas sobre a vida e simplesmente as aceita como são e aprende a se acostumar, se adaptar e seguir as normas da sociedade em que está, mesmo que as respostas cheguem a ela apresentadas em um bandeja de dinheiro, ela não se preocupará em abordá-las. São as perguntas e a curiosidade que dão o interesse e a vontade de obter respostas e reconhecimento às vicissitudes da vida no caminho para a verdade.

Por natureza, a pessoa tem certeza de que sabe o que é bom para ela e, portanto, tudo o que ela não conhece como realidade não existe. Tente pensar o que, por exemplo, você pensaria se lhe dissessem que existem pessoas que sabem voar?

Assim como podemos exercitar certos músculos para andar, eles exercitam os músculos certos para voar. Certamente todos nós rejeitaríamos imediatamente esta propaganda. Pode parecer imaginário, mas é só porque não conhecemos essa realidade em que as pessoas voam. Na verdade, se pensarmos a fundo, sem nos referirmos ao que conhecemos da vida diária, por que não seria possível?

O simples fato de não conhecermos pessoas que voam não significa que isso não seja possível. Se os pássaros sabem voar e isso faz todo o sentido para nós, então por que temos tanta dificuldade em acreditar que existe algum ser humano no fim do mundo que sabe fazer isso? 

A resposta é que acabamos por nos acostumar com o fato de que os pássaros voam e as pessoas não. Se estivéssemos acostumados a uma realidade diferente, onde as pessoas voam e os pássaros andam sobre seus pés, isso nos pareceria completamente natural. O que diriam há milhares de anos se contássemos sobre o termo "avião"? Alguém acreditaria em nós? Afinal, todos teriam pensado que havíamos perdido nossa sanidade. Assim pensavam Santos Dumont e os irmãos Wright que deram início ao surgimento do avião, mas a verdade é que acreditaram em alguma ideia e assim a tornaram realidade. Talvez, assim como antes não acreditávamos em muitas coisas que conhecemos e reconhecemos hoje, também não acreditamos agora em coisas que podemos no futuro descobrir como realidades. 

Comentários