Governança Corporativa

Na busca por crescimento e sucesso, empresas investem muitos recursos na melhoria dos processos que fazem parte do negócio, também pela necessidade de enfrentar a concorrência externa e, ainda, pelo desejo de excelência. 

Uma empresa que ouve seus stakeholders, melhora os processos envolvidos nos negócios enquanto se concentra nos pontos que exigem melhorias e constrói para si os ativos intangíveis que aumentam seu valor.

Reputação, confiança do público, fortalecimento da marca, fidelização de clientes, fidelização de funcionários e um relacionamento confiável com fornecedores, são apenas alguns dos ativos intangíveis que são amplificados naquelas empresas que aprenderam a entender a vitalidade inerente à verdadeira comunicação com os stakeholders.

Um estudo da Towers Perrin examinou o desempenho de empresas que dialogam com cinco grupos de stakeholders: investidores, clientes, funcionários, fornecedores e comunidades em que a empresa atua. Empresas como Applied Materials, Cisco, Coca-Cola e General Electric, tiveram o valor de mercado examinado ao longo de 15 anos. Nessa análise, verificou-se que, em comparação com o S&P 500, essas empresas foram duas vezes mais bem-sucedidas. O retorno total do investimento foi superior a 43%, enquanto o retorno médio da S&P 500 foi de apenas 19%.

Muitas empresas no mundo já perceberam os benefícios dessa abordagem, e ela é implementada com sucesso em muitas delas. Apesar do "longo fôlego" necessário para o processo, o compromisso com a governança corporativa só ganha força.
 

Comentários